A Prefeitura de Luís Correia, através do Departamento de Cultura e Arte (Deca), torna público a realização do pagamento dos fazedores de cultura com projetos aprovadas no edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo. Ao todo, 31 projetos receberam financiamento.

A prefeita Maninha Fontenele comemora o pagamento dos fazedores de cultura. “É mais arte e cultura circulando em Luís Correia. Estamos muito felizes com a aprovação dos projetos e temos a certeza que farão um trabalho bonito em nossa cidade, exaltando nosso regionalismo e particularidades. A cultura precisa de incentivo, sempre”, ressalta.

Os pagamentos foram realizados pela Secretaria de Finanças entre os dias 29 de dezembro e 3 de janeiro. “A responsabilidade e transparência para com os maiores interessados fizeram toda a diferença para que o recurso chegasse aos fazedores de cultura. A participação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a idoneidade dos representantes do DECA e a sensibilidade e o apoio essencial da Prefeita Maninha Fontenele, marcaram esta etapa que inicia uma série de atividades que colabora para transformar a realidade do setor cultural do nosso município”, explica Sônia Silva, diretora do DECA e presidente do Conselho.

Sônia destaca que o primeiro passo foi dado com sucesso. “Daqui pra frente, o segmento cultural do município passará por mudanças significativas com investimentos anuais por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura consolidando o tão sonhado novo tempo para nossa cultura”, acrescenta.

Os projetos foram avaliados por uma equipe contratada pela prefeitura.

Sobre a LPG

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre repasses de financiamento para articuladores da cultura. Ela prevê um orçamento de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal.