A Prefeitura de Luís Correia, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), iniciou o período de matrículas para a educação básica. O prazo iniciou no dia 2 de janeiro e vai até 4 de março de 2023, conforme especificações do edital divulgado pela equipe da Educação. Já o prazo de renovação de matrículas é até o dia 31 de janeiro.

Serão ofertadas vagas para creche, educação infantil e ensino fundamental, nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Inclusiva. “A proposta é oferecer um ensino de qualidade e que possa atender a toda a demanda do nosso município. A nossa recomendação é que as crianças estejam com a documentação e a carteira de vacinação em dia”, explica a prefeita Maninha Fontenele.

Em cada escola a matrícula será realizada observando a capacidade de atendimento da demanda escolarizável nos períodos/anos e etapas escolares dos níveis e modalidades ofertados. Cabe à Seduc a distribuição das vagas.

VEJA O EDITAL COMPLETO:

EDITAL DE MATRÍCULAS 2024_OFICIAL_LUISCORREIA (1)

Educação em tempo integral

Em 2024 também serão implantadas, em regime experimental, turmas de 2º, 5º e 9º anos em regime integral, com aulas das 7h30 às 14h30, distribuídas na rede nas Escolas Municipais Pinheiro Machado (5º e 9º ano), Prof. Antônio Oswaldo (5º ano), Rita Miranda Brito (9º ano) e São Sebastião (2º ano).

Idades para cada modalidade de ensino

O Conselho Municipal de Educação definiu que a Educação Infantil, etapa inicial da Educação Básica, constitui-se de creche, para alunos de dois a três anos, e pré-escola, para alunos de quatro e cinco anos, devendo ser matriculadas no Ensino Fundamental de nove anos as crianças que completarem seis anos de idade até o dia 31 de março do ano letivo.

Quem completar seis anos de idade após o dia 31 de março, continuará tendo direito à matrícula garantida na Educação Infantil, já que o período da Educação Básica obrigatória e gratuita tem início aos três anos de idade, na etapa da Educação Infantil, até os cinco anos de idade, conforme a legislação.

Na Educação Infantil deverão ser matriculadas as crianças de 2, 3, 4 e 5 anos. O município ofertará matrículas a partir de dois anos completos ou a completar até o dia 31 de março do corrente ano. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) deverão ser matriculadas as crianças de 6 a 10 anos de idade, conforme ano que cursam. Nesta etapa deverão ser incluídas também as que possuem menos de 15 anos de idade e estão com distorção de idade-série.

Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) deverão ser matriculados os adolescentes de 11 a 14 anos, conforme série que irão cursar, inclusive os que estão com distorção de idade-série. Os que já completaram 15 anos deverão ser encaminhados para as turmas de Educação de Jovens e Adultos, em modalidade diurna ou noturna.