Na semana que vem, a Secretaria Municipal de Educação dará início oficialmente às atividades pedagógicas do ano letivo de 2023 com a realização do 4º IntegraSeduc. O evento ocorrerá de 27/02 a 03/03, no Sesc Praia e nas escolas da Rede Municipal de Educação, e contará com palestras, debates e atividades de planejamento. O intuito do evento é criar um espaço de amplo debate a respeito do processo educativo, bem como planejar coletivamente as atividades que serão desenvolvidas ao longo desse ano letivo em todas as Escolas da rede municipal. Abaixo, confira a programação:

27/02 – 1º DIA

Palestras – Sesc Praia

14:00h – Boas-vindas, credenciamento e entrega de kits.

14:30h – Diretrizes de planejamento, Diários, apresentação dos resultados IDEB, Apresentação de Projetos, premiação do Projeto (Re)fazendo Saberes.

15:30h Coffee Break.

16:00h – Palestra Prof.ª Me. Viviane Faria – Educação Especial no dia a dia da sala de aula: conceitos e práticas para uma educação inclusiva na educação básica.

17:00h – Palestra Prof.ª Me. Adriana Barros – A saúde mental do(a) professor(a) como base para a construção da qualidade na Educação.

18:00h – Encerramento.

28/02 – 2º DIA

Oficinas formativas – Escola Municipal Pinheiro Machado / Biblioteca Virtual

Educação Infantil Ensino Fundamental

Anos Iniciais

Anos Finais

EJA
A Educação Infantil como espaço de descoberta do outro: construindo instrumental Pedagógico para o respeito às diferenças étnico-raciais e culturais na Educação Infantil.

Prof. Me. Lucivando Martins

Elaboração de Projetos inter/multi/transdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização.

Prof.ª Me. Cristiana Damasceno

BNCC e avaliação da aprendizagem: elaboração e adaptação de itens de avaliação alinhados às diretrizes curriculares nacionais e às matrizes de referência SAEB.

Prof. Drª. Waldileia Batista

Metodologias alternativas para a EJA: como pensar aulas que atraiam os(as) alunos(as) e os(as) estimulem a permanecer na escola?

Prof. Me. Carmem Célia Freitas

Biblioteca Virtual

(Manhã – 8:00h)

E.M. Pinheiro Machado

(Tarde – 14:00h)

E.M. Pinheiro Machado

(Manhã – 08:00h)

Biblioteca Virtual

(Tarde – 14:00h)

14:00h às 15:30h – 1º Momento

15:30H Coffee Break.

16:00h às 18:00h – 2º Momento

01 a 03/03 – 3º, 4º e 5º DIAS

Trabalho nas escolas / Trabalho nas células* – Escola Municipal Dep. Pinheiro Machado

Turno / Data 01/03 02/03 03/03

Língua Portuguesa / Redação

(Gérson Felix)

(Gérson Felix)

(Jaqueline Mesquita / João Carlos Borges)

Ciências

Ensino Religioso

Inglês

(Gerson Félix)

Nível III

Nível IV

Nível V

(Gerson Felix)

(Jaqueline Mesquita)

(Gerson Felix)

HP

(Ernandes Barbosa/Jaqueline Mesquita)

Ensino Religioso

EJA (1º, 2º e 3º ciclos)

(Jaqueline Mesquita / João Carlos Borges)

* Durante esses três dias os(as) professores(as) estarão em suas respectivas Escolas, e somente nos momentos de planejamento das células específicas, os professores estarão ausentes, das atividades nas células.