Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Luís Correia, por meio do Departamento de Meio Ambiente, representado por Liliana Souza, Nick Sousa, Airton Siqueira, se reuniu com moradores da Comunidade Alto do Murici para dialogar sobre as demandas locais.

A comunidade trabalha com agricultura familiar e mantém ações sustentáveis por meio de parcerias para agregar valor aos produtos cultivados pelos moradores. A visita ao local teve a finalidade de construir, de forma coletiva, ações voltadas para a manutenção do modo de vida, cuidado com a terra, priorizando os saberes e experiência adquiridas ao longo da vida.

Durante discussões sobre o destino do lixão, o Departamento do Meio Ambiente ressaltou que vem desenvolvendo ações e projetos para trabalhar de forma consistente com políticas voltadas para resíduos sólidos. “Além disso, é necessário um trabalho de educação ambiental efetivo, pois só podemos construir um ambiente equilibrado e sustentável tendo as comunidades como multiplicadores. Buscamos trabalhar sempre em conjunto com as comunidades, em uma gestão compartilhada e participativa, valorizando saberes tradicionais”, explica a representante do Departamento, Liliana Souza.

A população local sugeriu ainda a implantação de uma horta comunitária, que proporcione melhorias na qualidade de vida de mais de 20 famílias que tiram seu sustento da agricultura familiar.