17ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia tem expectativa de 20 mil pessoas

A 17ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia, que acontece até o dia 30 de outubro na região Brejinho, no Parque de Exposição, tem expectativa de receber um público de 20 mil pessoas. Concursos, oficinas, palestras e concertos musicais marcam a programação, que iniciou na quarta-feira (27).

A prefeita Maninha Fontenele está contente com o início do evento e convida todo mundo para participar. “É um evento que a gente faz todos os anos com muito orgulho da nossa produção. São milhares de litros de leite que abastecem a região, também com a forte produção de queijo artesanal, que é de uma qualidade excelente”, considera.

Para Valdemir Jr., secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a região Brejinho tem um grande potencial de produção leiteira e a Feira funciona para sedimentar isto. “Estamos preservando a cadeia de caprinos, bovinos e produtores de queijo. Temos uma grande produção de laticínios na planície litorânea”, avalia.

O evento, que continua nesta quinta-feira (28) com ordenhas do Torneio Leiteiro de Bovinos, além de oficinas, atendimentos e uma palestra, terá apresentações das bandas Marcus Julião, Mastruz com Leite e Damásio Neto, que sobem ao palco às 23h para os shows da noite.

Na sexta-feira (29), a programação continua com as ordenhas do Torneio Leiteiro de Bovinos e também do Torneio Leiteiro de Caprinos. Oficinas, degustação e a escolha da Rainha do Leite e o concurso de queijo artesanal também estão na agenda do dia. Às 23h, CH Cantor, Zé Cantor e Levi Alvim fazem a festa no palco do Parque de Exposição.

No sábado (30), o encerramento da festa é com a finalização das premiações dos concursos leiteiros, além de oficina e palestra. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente durante todo o dia fazendo aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos e panfletagem. Encerram a noite Talia Ferreira, Ávine Vinny e Danado de Bom.

A 17ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia é uma realização da Prefeitura de Luís Correia, com trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Departamento de Cultura e Arte (DECA), além do apoio dos deputados estaduais Dr. Hélio, Rubens Vieira e Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios do Governo do Estado do Piauí.

Rota do Queijo coloca Luís Correia como a maior produtora do laticínio no Norte do Piauí

Marta Fontenele é produtora de uma fábrica de queijo do Brejinho, zona rural de Luís Correia. Sozinha, ela produz até 4,5 toneladas de queijo por mês e conta que a produção não dá conta da demanda da região que está se firmando como a Rota do Queijo da maior bacia leiteira do Norte do Piauí. “O consumo do nosso produto aqui é 100%. O que eu produzo, eu vendo, todos os dias”, revela a empreendedora.

Assim como Marta, que foi destaque em uma matéria veiculada no Globo Rural da Rede Clube, centenas de pequenos produtores estão com a missão de abastecer o mercado regional, uma tarefa que exige técnica de manejo e muita produção de leite, o forte da região. “Nosso carro-chefe é o tradicional, além do queijo com carne de sol. Também produzimos a ricota. É um produto 100% artesanal”, acrescenta Marta.

Neste sentido, a Prefeitura de Luís Correia está trabalhando para fomentar cada vez mais o produto. Em uma parceria com o Sebrae, que oferece treinamento técnico para maximizar a produção, a Rota do Queijo está se consolidando com força no Brejinho. De acordo com estimativas do Sebrae, produtores que estão produzindo queijo com base em 5 mil litros de leite podem aumentar facilmente a produção para até 8 mil litros.

A prefeita Maninha Fontenele assegura que a trabalha para incentivar os empreendedores, aumentando a circulação econômica da região e promovendo emprego e renda. “É uma cadeia de laticínios que se torna uma cadeia empreendedora. Aquece o setor de vendas, transportes, é todo um sistema beneficiado com a produção. Estamos aqui para apoiar”, conta.

Feiras promovem o queijo da região Brejinho

Paralelo ao trabalho da Rota do Queijo, a Prefeitura de Luís Correia trabalha para divulgar a produção da bacia leiteira da região Brejinho. Até o dia 30 de outubro acontece a 17ª edição da Feira e Exposição Agropecuária do município, onde o queijo é destaque com o Concurso de Queijo Artesanal, marcado para esta sexta-feira (29).”É um evento tradicional”, aponta a prefeita Maninha Fontenele.

Durante a Feira dos Municípios, que aconteceu no Centro de Convenções de Teresina durante os dias 21 a 24 de setembro, o queijo do Brejinho também ganhou destaque, com uma degustação no estande da Prefeitura de Luís Correia. “Todo mundo que provou, gostou”, finaliza a prefeita Maninha.