O Município

Luís Correia é um município do nordeste brasileiro, situado ao norte do estado do Piauí. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí, e também um dos mais visitados por turistas e banhistas ao longo de todo o ano.

População

Área

Elevação

Nossa Cidade

Luís Correia é um município do nordeste brasileiro, situado ao norte do estado do Piauí. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí, e também um dos mais visitados por turistas e banhistas ao longo de todo o ano. Em períodos festivos a cidade chega a receber um número de visitantes cinco vezes maior que o total de sua população. Isso acontece principalmente no réveillon e carnaval, festas de destaque regional. No estado do Piauí, Luís Correia é o município com maior extensão de litoral, cerca de 46 km, mais da metade da área litorânea de todo o estado.

História

Luís Correia originalmente chamava-se Vila da Amarração, território piauiense que começou a ser povoado por volta de 1820.
Biblioteca Municipal de Luis Correa.
A cidade chegou a estar sob a jurisdição do estado de Ceará, mas no ano de 1880, voltou a pertencer ao estado do Piauí, após o governo deste reivindicar de volta seu território, e oferecer, em troca, dois importantes municípios piauienses, Independência e Príncipe Imperial, que hoje correspondem à região de Crateús e Independência, que mais adiante também emanciparia Novo Oriente, ambas no Ceará.
No estado, o município foi o primeiro alforriar seus escravos, por iniciativa de Joaquim Rodrigues da Costa (Comendador das Rosas), que em 1886, liberou os 14 negros de sua propriedade. A importância social e histórica de sua ação hoje é simbolizada na figura de uma corrente quebrada no Brasão do município.
Em 1935, o município passou a ser chamado de Luís Correia, em homenagem ao ilustre habitante Luís de Morais Correia, que foi escritor, jornalista, promotor público nas cidades de Teresina e Parnaíba, secretário da fazenda do estado do Ceará, secretário de polícia, procurador do estado do Piauí e Juiz Federal

Cultura

O município possui a Biblioteca Pública e é terra natal de escritores, entre os quais, o historiador Adrião Neto, autor da proposta de inclusão da data da Batalha do Jenipapo na bandeira do Piauí.

Como chegar

Ao sul pela BR-343, vindo de Parnaíba-PI (distante 14,4km); Ao leste pela PI-116 vindo do povoado do Coqueiro-PI (distante 10,7km).