IPTU 2019: Desconto de 40% se pago em cota única e 30% se parcelado

A Prefeitura Municipal de Luís Correia divulgou nesta sexta-feira (31/05) o cronograma para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2019. De acordo com o calendário, quem efetuar o pagamento em cota única até o dia 20 de julho terá um desconto de 40%. Os valores também podem ser parcelados em até 6 vezes com desconto de 30%.

Os carnês para pagamento serão entregues nos endereços dos contribuintes em junho. Os contribuintes também têm a opção de acessar os valores pela internet, através do portal do contribuinte no link: http://www.luiscorreia.pi.gov.br/, na aba Serviços, opção IPTU Online. Será aberta uma página em que o cidadão deve escolher a opção “Imobiliário” e posteriormente digitar o número da inscrição do imóvel e/ou o CPF (ou CNPJ) do dono do imóvel. Lá, é possível ter acesso a todos os boletos de IPTU, inclusive em atraso.

Os contribuintes vão receber o carnê contendo os códigos de barras referentes aos valores da cota única com o desconto de 40% e das 6 parcelas com o desconto de 30%. A escolha por qual forma de pagamento efetuar será do contribuinte mediante a quitação da cota única ou da 1ª parcela até o dia 20/07/2019. Se atrasar alguma parcela, o contribuinte deverá comparecer ao setor fazendário para emissão de novo boleto. Se esse atraso exceder 60 dias, o contribuinte perderá o desconto de 30%, devendo recolher o valor original do IPTU descontado apenas os valores já quitados.

Confira as datas da cota única e das parcelas:

PARCELA
VENCIMENTO
1ª Parcela ou Cota Única
20/07/2019
2ª Parcela
20/08/2019
3ª Parcela
20/09/2019
4ª Parcela
20/10/2019
5ª Parcela
20/11/2019
6ª Parcela
20/12/2019

As alíquotas praticadas serão 3% para terrenos não murados, 2% para terrenos murados e 1,5% para edificados.

O contribuinte terá prazo de 30 dias para impugnar o valor cobrado, devendo comparecer à Prefeitura e preencher requerimento de impugnação a ser fornecido pelos servidores.