Com o intuito de assegurar a participação dos agricultores de Luís Correia no mercado competitivo, garantindo assim a venda de seus produtos para as escolas públicas do município, a Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, ofereceu aos produtores rurais do povoado Curral Velho uma palestra realizada na manhã desta quarta-feira (19/12), sobre o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Prefeitura de Luís Correia promove palestra sobre o PNAE no povoado Curral Velho, em Luís Correia. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

O PNAE é um programa do governo federal que, por meio da lei federal nº11.947, garante que 30% dos recursos para a merenda escolar sejam destinados à compra de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar. Dessa forma, o PNAE tem garantido um cardápio variado na merenda escolar e mercado para os agricultores familiares.

A palestra foi regida pelos próprios secretários municipais, contando também com os adendos da equipe técnica, composta por: João Batista (Emater), Edineudo Mourão (engenheiro agrônomo da SEMAPA), Gilberto Luís (diretor do departamento agrícola) e por Ivana Maria (coordenadora do departamento de alimentação escolar) e ainda pela presença do vereador e ex-secretário de Obra, Joãozinho da Salgada. O público alvo foi representado sobretudo pelos agricultores Antônio Neto e Bráulio Araújo, que puderam interagir com os palestrantes, externando suas dúvidas e apresentando as dificuldades previstas na agricultura familiar daquela região.

Agricultores do povoado Curral Velho. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)
Gilberto Luís (diretor do departamento agrícola), Ivana Maria (coordenadora do departamento de alimentação escolar) e Daniel Cabrinha, secretário de Agricultura. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC).

O secretário de Agricultura, Daniel Cabrinha, explicou sobre as aplicabilidades da lei federal no que tange ao PNAE diante da compra dos produtos da agricultura familiar direcionado às escolas. Descreveu o funcionamento das comissões, falou sobre as documentações necessárias, da chamada pública, e ainda realizou o mapeamento das produções agrícolas oferecidas no povoado povoado Curral Velho. Fatores como as margens de lucros estimadas e o aumento das oportunidades de emprego e renda, através dos benefícios concedidos pelo programa, foram minuciosamente pontuados.

Edineudo Mourão (engenheiro agrônomo da SEMAPA), Gilberto Luís (diretor do departamento agrícola), Ivana Maria (coordenadora do departamento de alimentação escolar). (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC).
João da Emater acompanhado pelos secretários municipais e do vereador Joãozinho da Salgada. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC).
João da Emater em vistoria aos plantios de agricultura familiar no povoado Curral Velho. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC).

Em sua fala, João da Emater externou o compromisso que o prefeito Kim do Caranguejo vem tendo junto aos departamentos agropecuários do município. Emater esclareceu que este apoio veio a facilitar não só adesão à DAP, como também o oferecimento de qualquer uma das dezenas de cursos e capacitações oferecidas pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) diretamente no município, na localidade dos agricultores, através do deslocamento das equipes qualificadas.

Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Cajado Júnior, palestrando a respeito da importância do PNAE e de outros programas na ascensão financeira do povo de Luís Correia. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)
Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Cajado Júnior,em palestra sobre o PNAE no povoado Curral Velho, em Luís Correia. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

Para o secretário municipal Cajado Júnior (Pesca e Aquicultura): “Nunca na história desse município vimos tantas oportunidades oferecidas ao nosso povo pelas vias do poder público municipal. Não somos secretários de gabinetes, o prefeito Kim do Caranguejo nos escolheu porque sabia, que, assim como ele, estaríamos aqui, todos juntos, lado a lado, com nossa população mostrando como os programa e benefícios governamentais atuam em favor da geração de emprego e renda dos agropecuaristas e pescadores de Luís Correia. Mas precisamos que o nosso povo queira tomar posse das nossas riquezas naturais. Por isso, peço que aos interessados que compareçam nas palestras como essas, que venham adquirir o conhecimento de como melhorar de vida com aumento de renda. Continuaremos com a nossa missão de oferecer ao nosso povo as devidas oportunidades de melhoria de vida, porque esse é o compromisso do governo Kim do Caranguejo.” finalizou.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Prefeito – ASSIMP/PMLC