Secretaria de Agricultura realizou palestras sobre manejo de agrotóxicos e obtenção de crédito rural oferecido pelo Pronaf

Palestras da Secretaria Municipal de Agricultura durante a 14ª Feira e Exposição Agropecuária do Brejinho – Divulgação (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

A Secretaria Municipal de Agricultura promoveu durante a 14ª Feira e Exposição Agropecuária do Brejinho palestras informativas, oferecidas pela Agência de Defesa do Estado do Piauí (ADAPI) e pelo Banco do Nordeste do Brasil, direcionadas aos agropecuarista que participaram do evento como um todo. O objetivo das capacitações era intuir sobre os cuidados no uso de agrotóxicos e informar sobre a disponibilidade das linhas de créditos financeiros concedidas pela instituição bancária aos produtores rurais.

A palestra sobre o uso de agrotóxicos foi apresentada por Luiza Souza da Cunha Filha, fiscal estadual agropecuária da ADAPI. A engenheira agrônoma esclareceu que o uso inadequado de agrotóxicos, pode causar a intoxicação de trabalhadores que manipulam os produtos sem a proteção necessária, e ainda sérios danos ao meio ambiente, a começar pela contaminação dos lençóis freáticos da região.

Direcionada ao incentivo dos financiamentos de projetos, a palestra concedida pelo Banco do Nordeste foi ministrada por André Francisco de Albuquerque Rodrigues, Gerente de Negócios Pronaf em exercício. O economista explicou o funcionamento do balcão de negócios e sobre os financiamento de projetos (crédito rural). O objetivo do Pronaf é, segundo a Emater, financiar os produtores rurais e suas organizações nas operações de custeio e de investimento na produção, infraestrutura, agroindustrialização e comercialização, constituindo-se na principal política pública para o desenvolvimento rural.

De acordo com João da Emater, as palestras são necessárias tanto para que se entenda os riscos diante da manipulação de agrotóxicos quanto para o desenvolvimento rural por partes dos recursos financeiros oferecido pelo Pronaf. Neste aspecto Joãos reitera que a Emater oferece orientações a respeito de elaboração de projetos, fornecendo também parte necessárias das documentações para a qualificação do crédito rural.

Sobre as palestras realizadas na XIV Feira Agropecuária de Luís Correia, o engenheiro agrônomo Fabiano Almeida, considera que são ferramentas que já estão sendo utilizadas de um plano de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEMAPA, que visa o desenvolvimento rural sustentável do município. O tema sobre o uso de Agrotóxicos, por exemplo, que tem nos preocupado muito, este ano podemos contar com a colaboração da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí – ADAPI que fez uma apresentação sobre os perigos do uso indiscriminado deste tipo de produto.

Para o secretário de Agricultura, Daniel Cabrinha, “A preocupação da secretaria foi a de aproximar o produtor dos tramites que o favorecem. Os cursos tiveram por finalidade demonstrar aos trabalhadores rurais a importância dos cuidados com o manejo dos agrotóxicos, assim como, facilitar a obtenção do crédito rural que injeta na economia da região maior expectativa de lucratividade por parte dos produtores do Brejinho e circunvizinhos. Quero agradecer ao João da Emater pelas emissões das declarações de aptidão ao Pronaf , e também a secretaria de Aquicultura e Pesca por emitir documentos como  RG e  CPF no local”.