Confira os vencedores do Torneio Leiteiro da 14ª Feira e Exposição Agropecuária do Brejinho

Divulgação: Torneio Leiteiro de Brejinho, em Luís Correia. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

Considerado como uma das principais atrações da Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia, o Torneio Leiteiro reuniu entre os dias 26 e 29 dezenas de pecuaristas no Parque de Exposição do Brejinho. O intuito foi demonstrar e incentivar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros da Planície Litorânea, diante de quatro dias de intensa disputa entre os ordenhadores.

Premiados os vencedores do Torneio Leiteiro da 14ª Feira e Exposição Agropecuária do Brejinho

A primeira campeã foi a vaca Isleide, do expositor Onofre Oliveira, produzindo 199,86 quilos de leite, conseguindo assim manter a média de 66,62 quilos ao todo. Na categoria novilha veio a Natalice, do pecuarista José Francisco de Brito, produzindo 126,673 quilos de leite, numa média total de 41,225 quilos garantidores da primeira colação numa disputa muito acirrada, vencida por gramas na pesagem. Já na categoria cabra leiteira a campeã foi a caprina Bianca, pertencente ao produtor Clébem, com 5,484 quilos de leite, mantendo uma média de 2,712 quilos totalizados. Um prêmio de R$ 200,00 foi entregue ao melhor ordenhador do torneio.

Vaca Isleide e seu ordenhador – Divulgação. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)
Expositor Onofre Oliveira ao lado de um dos fiscais da competição – Divulgação. (Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

O torneio foi fiscalizado diariamente pelos representantes da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (EJAGRO). As ordenhas foram mantidas conforme as regras e as pesagens foram executadas com muito sucesso. Ao todo foram distribuídos mais de 28 mil reais em premiação.

O Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEMAPA, Fabiano Almeida, avalia positivamente a décima quarta edição da Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia, considerando que o evento evoluiu bastante com as últimas edições, tanto do ponto de vista técnico (com animais mais competitivos) como de negócios, gerando novos investimentos e novas parcerias.

Engenheiro agrônomo, Fabiano Almeida e Daniel Cabrinha, Secretário de Agricultura.(Foto: Roderico Júnior – ASSIMP/PMLC)

Em sua fala, o engenheiro ressalta que a festividade da bacia leiteira também vem atraindo maior público, tornando o evento cada vez mais comentado e próspero. “Quero parabenizar e agradecer a participação e o apoio das Secretarias Municipais que desenvolveram atividades muito importantes durante todos os dias do evento”, conclui.

Confira as premiações:

Categoria Vaca Leiteira:

1ª – Isleide – Expositor Onofre Oliveira. R$ 5.000.00;

2ª – Xena – Expositor Edivaldo. R$ 4.000.00;

3ª – Brahma – Expositor Onofre Oliveira. R$ 3.000.00;

4ª – Preciosa – Expositor João Francisco. R$ 2.000.00;

5ª – Barra Grande – Expositor Francisco José. R$ 1.000.00.

Categoria Novilha:

1ª – Natalice – Expositor José Francisco de Brito. R$ 4.000.00;

2ª – Maravilha – Expositor Edivaldo. R$ 3.000.00;

3ª – Califórnia – Expositor Onofre Oliveira. R$ 2.000.00;

4ª – Flor – Expositor José Francisco. R$ 1.000.00;

5ª – Daniela – Expositor Francisco José Fontenele. R$ 500.00.

Categoria Cabra Leiteira:

1ª – Natalice – Expositor José Francisco de Brito. R$ 500.00;

2ª – Maravilha – Expositor Edivaldo. R$ 400.00;

3ª – Califórnia – Expositor Onofre Oliveira. R$ 300.00;

4ª – Flor – José Francisco. R$ 200.00;

5ª – Daniela – Francisco José Fontenele. R$ 100.00.

Em tempo: Matéria atualizada para correção do título, em: 04/10/2018, às 16:58.