Prefeitura de Luís Correia realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com recorde de público

A Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (6) o Desfile Cívico de 7 de Setembro com a participação das escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento ocorreu na avenida Senador Joaquim Pires, sendo prestigiado por mais de quatro mil e setecentas pessoas, tornando-se recorde de público até então.

Desfile cívico de 7 de setembro em Luís Correia, Piauí. (Foto: Roderico Júnior – PMLC)

Abordando a temática “Brasil nossa terra, nossa gente”, dezesseis escolas luís-correenses, subdividas em dezoito pelotões, e uma média de três mil e quinhentos estudantes, liderados pelos profissionais docentes, foram às ruas em homenagem aos 196 anos da Declaração da Independência do Brasil. Além das escolas envolvidas, a solenidade contou com as presenças dos grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar, Exército, Marinha, da Polícia Militar e da Banda Municipal 26 de Julho, de Luís Correia.

A Declaração de Independência foi produzida no dia 07 de setembro de 1882, quando Dom Pedro I deu o tão famoso “Grito de Independência”, às margens do riacho Ipiranga, rompendo assim os laços de submissão política com Portugal, conseguindo oficializar em 12 de outubro do mesmo ano o status de Império do Brasil ao nosso país.

O prefeito Kim do Caranguejo, a primeira-dama Eulília Galeno, a secretária de Educação Maninha Fontenele, os secretários Alan Victor, Cajado Júnior, Chagas Galeno, assessores e boa parte dos representantes do poder legislativo municipal participaram do ato cívico juntamente com as autoridades militares, representadas pelo Subtenente Chagas, da Marinha do Brasil, e por Major Palhano, comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) do litoral piauiense.

Vale ressaltar que as treze primeiras escolas expuseram os aspectos da educação, história e religião brasileira em âmbito globalizado. Todavia, as três últimas apresentaram subtemas específicos em homenagem ao enredo dos oitenta anos de emancipação política da cidade Luís Correia.

A escola Pinheiro Machado demonstrou os traços da história política do município; já a Christiano Neto expôs as manifestações culturais local; e a Unidade Escolar Eliana Soares, última das escolas a se apresentar, homenageou os 150 anos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Desfile cívico de 7 de setembro em Luís Correia, Piauí. (Foto: Isaac Costa – PMLC)

O último pelotão ficou a cargo das secretarias municipais que, por sua vez, demonstrou através dos seus representantes o progresso, os feitos e as obras percebidas em quase três anos de governo Kim do Caranguejo. O desfile cívico de Luís Correia 2018 iniciou às 17 horas, perdurando até às 20h40min aproximadamente.

Maninha Fontenele agradeceu a todos que participaram do evento: “Quando se reúne uma equipe competente é quase certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Todas as expectativas foram ainda mais longe que o previsto. Parabéns a todos! Hoje quero dedicar o sentido de agradecimento a esta maravilhosa equipe que faz a Secretaria de Educação de Luís Correia: professores, gestores, coordenadores, supervisores, servidores administrativos e aqueles que indiretamente doaram seus esforços para abrilhantar o desfile cívico de 2018″.

“Nossa gratidão aos nossos educandos e familiares. Cada um de vocês provou ser um elemento valioso e indispensável nesta conquista alcançada, cada sorriso era a satisfação do dever cumprido. Nosso agradecimento à Gestão, por meio das Secretarias Municipais, nossas parceiras, o sucesso de um projeto depende do empenho de cada um dos membros de uma equipe. E todos vocês demonstraram grande determinação e dedicação, e principalmente um incrível espírito de cooperação. Continuaremos trabalhando com esse profissionalismo, disposição e dedicação seguramente o futuro de todos será brilhante”, reiterou a Secretária Municipal de Educação.

Para o prefeito Kim do Caranguejo “O desfile cívico deste ano entrou para a história, pois o empenho oferecido pelos servidores municipais, sobretudo os profissionais de Educação, superou todas as expectativas e por consequência foi sem dúvidas compensado pelo recorde de público que se fez presente na avenida. Só tenho a agradecer de coração a cada profissional envolvido(a) e parabenizar também a todos que compareceram ao evento”, pontuou.

Confira mais fotos: