Prefeitura de Luís Correia participa de reunião sobre a elaboração do Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba

Na manhã de quarta-feira (23/08) aconteceu em Parnaíba/PI, a Reunião Setorial com Participação do Poder Público Executivo e Legislativo dos municípios inseridos na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, com intuito de debater e contribuir para a elaboração do Plano de Manejo da referida unidade.

(Foto: Diretoria de Meio Ambiente / Diretoria de Planejamento.)

A Prefeitura de Luís Correia esteve representada pelos técnicos, Nailton Araújo e Roseane Galeno, ambos da Secretaria de Finanças, Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente, também contou com a participação de representantes dos municípios de Ilha Grande/PI, Parnaíba/PI, Paulino Neves/MA, Tutoia/MA e Barroquinha/CE.

A reunião adotou metodologias participativas para que os participantes indicassem as atividades prioritárias desenvolvidas nos seus municípios inseridos dentro da área de abrangência, indicando os impactos positivos, os negativos e como essas atividades contribuem positivamente ou negativamente no cumprimento dos objetivos do Decreto de Criação da unidade.

(Foto: Diretoria de Meio Ambiente / Diretoria de Planejamento.)

O Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. A unidade fará esse ano 22 anos de criação e a elaboração de seu Plano de Manejo é um marco importante para a consolidação da sua gestão.

(Foto: Diretoria de Meio Ambiente / Diretoria de Planejamento.)

A elaboração dos Planos de Manejo, não se resume apenas à produção do documento técnico. O planejamento e o processo de elaboração do Plano de Manejo são um ciclo contínuo de consulta pública e tomada de decisão, que partem do entendimento das questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta se insere. Daí a importância dos diversos atores sociais participarem dessa elaboração a fim de garantir a preservação dos recursos naturais, sociais e culturais, bem como o desenvolvimento das atividades econômicas de forma sustentável, respeitando a dinâmica natural do ambiente.

Diretoria de Meio Ambiente / Diretoria de Planejamento.