Prefeitura de Luís Correia e SENAR promovem curso de enxertia de mudas frutíferas

Nos últimos dias 18 e 19 de agosto, o SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Correia, promoveram o curso de enxertia de mudas frutíferas. O curso consiste na difusão de técnicas e métodos para a propagação de mudas de frutíferas. O curso ocorreu no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Caju que está sendo desenvolvido na comunidade da Lagoa do Camelo, onde se concentra o maior número de produtores de cajuína da zona rural de Luís Correia.

O projeto conta com o apoio de diversas instituições e é coordenado pela Diretoria de Planejamento da Secretaria de Finanças, Orçamento, Planejamento e Meio Ambiente.

As ações inicialmente foram voltadas para os produtores de cajuína, e acabaram se expandido após diagnóstico realizado com produtores onde se identificou uma diversidade de produtos sendo fabricados nas comunidades do entorno da Lagoa do Camelo.  Além da cajuína, há fabricação de licor e doces variados.

(Foto: Diretoria de Planejamento e Projetos Estratégicos)

O curso de enxertia foi uma solicitação dos produtores à prefeitura, uma vez que tinham a curiosidade de aprender como propagar as mudas de cajueiros e outras frutíferas através da enxertia.

“O sucesso do curso eu atribuo ao SENAR, que é autoridade no assunto, além do apoio da comunidade e do vereador Artranho Mota que gentilmente ajudou a mobilizar todas as pessoas; da Diretoria do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Administração, pois sem eles nada teria sido possível,” enfatizou a Bióloga Roseane Galeno, que coordena o projeto.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agronômo Willame de Sena, profissional qualificado e experiente que durante os dias de curso imergiu na comunidade para passar seus conhecimentos.

Diretoria de Planejamento e Projetos Estratégicos.