PREFEITURA DE LUÍS CORREIA REALIZA DIÁLOGO COMUNITÁRIO SOBRE MEIO AMBIENTE

Na manhã da segunda (02/07) aconteceu na comunidade Mutucas, zona rural do município de Luís Correia/PI, o Diálogo Comunitário Sobre Meio Ambiente que teve por objetivo dialogar sobre o cotidiano dos moradores da comunidade e a forma como se relacionam com o espaço em que vivem com os recursos que a natureza disponibiliza.

O Diálogo foi uma atividade de Educação Ambiental e compõe o quadro de ações do Projeto Despertar de Intervenção Socioambiental da Secretaria de Finanças, Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente através da  Diretoria de Meio Ambiente e Diretoria de Planejamento e foi fomentado pela própria comunidade em torno de problemáticas ambientais tais como, a caça predatória e a pesca na lagoa existente na comunidade, assim como, foi abordado também sobre o correto armazenamento da água para evitar doenças e a diminuição da produção de lixo.

A importância do estreitamento das relações com os comunitários visou orientá-los sobre a importância de proteger o patrimônio natural, que deve ser preservado para as presentes e futuras gerações. Cada cidadão tem deveres na proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo a todos o compromisso de cuidar dos recursos naturais.

Foi reiterada a importância dos moradores sentirem-se pertencentes ao seu espaço, mantendo-o de tal forma que garanta o bem-estar de todos e dos recursos naturais (a fauna, a flora, a lagoa, dentre outros componentes da natureza).

A convite da diretoria de planejamento, a educadora e artesã, Sra. Conceição, fez a exposição da oficina de reciclagem de papel artesanal demonstrando a possibilidade de reciclar papel com material de fácil acesso e custo baixo, reiterando a importância do desenvolvimento de novas atitudes por parte da sociedade sobre o impacto do consumo na degradação ao meio ambiente. A educadora enfatizou sobre a possibilidade de geração de renda com a comercialização de objetos feitos de papel reciclado e consequentemente, a contribuição para o meio ambiente.

Na ocasião foram distribuídas mudas nativas (Ipê; Jatobá; Guabiraba e mudas de Manga), com intuito de promover o hábito socioambiental da população luiscorreiense de preocupar-se com o nosso ambiente, pois, quanto mais mudas plantadas maior será o bem-estar psicológico ao homem, melhor efeito estético, ambientes com temperaturas menores, desta forma, o cidadão só obtém vantagens se plantar uma árvore.

Diretoria de Meio Ambiente / Diretoria de Planejamento.